quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lembrança inesquecível


Uma grande experiência  aconteceu em minha vida quando saí do Rio de Janeiro  para morar no interior de Minas Gerais. Inaugurei um outro estilo de vida, começando por largar um apartamento e residindo numa casa, em contato com a terra, animais e ar puro. E claro, nesse novo espaço, com outra cultura, os  desafios na área profissional.

Conhecendo pessoas daquele lugar , me relacionando, acabei sendo indicada, como psicóloga, para criar um projeto de terceira idade no lugar de outra profissional que havia desistido dessa função.  E lá fui eu para uma entrevista, voltando para casa com enorme material para estudar e me atualizar sobre aquela demanda. As expectativas eram confusas e a ansiedade  de não dar conta me dominava, uma vez que não havia nenhum integrante ainda no grupo de convivência que deveria formar. Mas, há uma força estranha que nos orienta em momentos como esse, e eis que me vi falando em rádios, em palanques, dando entrevistas e escrevendo matéria
s para os jornais locais. Os interessados não paravam de chegar, e voluntários também.

Ao aplicar dinâmicas e atividades para esse povo humilde e abandonado, ouvindo suas histórias, fui testemunha de uma linda integração do grupo através da alegria e da esperança. Cada vez mais motivada, busquei informações sobre saúde, legislação, aliada a uma equipe que se formou, pois esse tipo de trabalho não se faz sem apoio. A convivência também se dava entre  passeios, aulas de dança e de natação, e ao longo desse processo, estava  assimilando uma  cultura que me emocionava  pela sua simplicidade e honestidade.  E o grupo foi crescendo a cada dia, me trazendo uma realização jamais imaginada, porque de pessoas inicialmente isoladas, ali se manifestava a amizade e a solidariedade entre todos. 


Mais do que um trabalho que ampliou minha visão profissional, aprendi sobre a força do amor e do respeito às lutas alheias; sobre  as almas das pessoas que raramente nos damos ao trabalho de conhecer mais profundamente. Minhas disciplinas nesse curso foram a respeito de alianças, dedicação, persistência, enfrentamento de oposições, criatividade e coragem. Essa experiência ficou marcada para sempre em meus registros, sinalizando, até os dias de hoje, que nosso potencial está sempre pronto para se manifestar, desde que possamos abrir a mente e jogar fora os medos sem sentido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, deixe seus comentários. Eles são importantes!