segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Um jeito de olhar...

Há momentos em que a coragem da gente parece se encolher, cedendo seu espaço aos medos, culpas, ou o que a mente puder inventar, beirando ao ridículo muitas vezes, com conclusões pessimistas, generalizadas, reducionistas.
É interessante como o medo traz em sua bagagem óculos de um grau que distorce nossa visão,  e até nos faz esquecer as superações, aquilo que conquistamos pelas estradas da vida. Enquanto isso, a culpa se faz acompanhar de recriminações e exigências baseadas num eu imaginário, idealizado, entre cobranças inflexíveis, implacáveis.
É assim que nosso  dia começa a ficar meio estranho...sono, cansaço, e um vazio de desejo, tudo travado. São sintomas da desistência, um sentimento do tipo “não adianta mesmo”.  A gente se pergunta como as coisas mudaram...estava tudo ótimo, onde foi que isso começou... ao perceber essa baixa vibracional, acreditando que lá fora estão os motivos. Não digo que lá fora esteja uma delícia no mundo de hoje, mas com nosso medo fica pior. Ou melhor, com o nível de exigência no mais alto patamar, o medo de não conseguir  dar conta do regulamento interno também é enorme.  E aí, “terceirizamos”, acusando aquele que está passando pela nossa porta, lavamos as mãos de qualquer responsabilidade pela nossa própria vida, e o que é grave, oferecemos um campo fértil para os comerciantes da fé, que prometem milagres através de atalhos.
Depois de inúmeras tentativas de encontrar o gatilho, é melhor entregarmos os pontos. Talvez seja o momento de nos deitarmos no sofá da sala e ficarmos ouvindo barulhinhos, sentindo a brisa. Se uma tristeza ou choro nos invadir, não vamos fugir, é o alarme mais sincero da nossa insatisfação gritante; se nada tiver significado, sem algo que nos envolva novamente, relaxemos: está na hora de criarmos o novo, fazermos uma faxina existencial. É a saída dos velhos tempos, mudança à vista nas paixões ...por pessoas, por ideias, por projetos. Significa que ficamos tempo demais ligados no automático. Aproveitemos a brecha para cuidar da qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos, emoções, ações, aceitando essa parada obrigatória para novas tomadas de decisão. Estamos reclamando demais , fazendo tudo da mesma maneira de sempre? Analisemos  direitinho, contando a verdade diante do espelho: a quem estamos tentando agradar, o que andamos adiando? A solidão é de gente? Passemos em revista algumas escolhas, e vamos sair correndo do “ninguém me ama” adolescente, para quietos, absorvermos uma outra maneira de ser. Tudo, menos vitimização.
Não há como reclamar com a gerência existencial . Todas as nossas escolhas fazem parte de um pacote cheio de desafios. Temos que pular as pedras e prosseguir, sem nenhuma certeza do que vamos encontrar a seguir, apenas possibilidades. Não adianta forçar a barra, mas assistir ao filme que está passando, desacelerar, respirar e sentir, se abrindo a novos planos de vida.  Ao  acalmarmos a ansiedade,esse juiz que aponta o dedinho para nosso nariz, uma outra paisagem se abre, se a gente não transformar esse novo cenário num tribunal, claro. E ideias novas virão junto, pequenas atitudes transformadoras que estavam escondidas, amassadas num velho baú que não suportou mais e abriu a tampa. Alternativas saltam aos olhos, e junto com elas brilha uma luz que costumamos chamar esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, deixe seus comentários. Eles são importantes!